Em um conhecido soneto, o poeta barroco Gregório de Matos afirma que
O todo sem a parte não é todo,
A parte sem o todo não é parte,
Mas se a parte o faz todo, sendo parte,
Não se diga que é parte, sendo todo.
A parte sem o todo não é parte,
Mas se a parte o faz todo, sendo parte,
Não se diga que é parte, sendo todo.
Teorizando (e deleitando-se) com o típico jogo de ideias da estética barroca, o poeta baiano postula que o todo depende das suas diversas partes, enquanto cada parte, já que necessária para a constituição do todo, é, individualmente, um todo. Num raciocínio cerrado, o texto atrela o todo às partes e sugere a possibilidade do conhecimento do todo pelas suas partes. Estamos em pleno século XVII, a Escolástica foi reativada, Deus é a Razão explicativa de todas as coisas, a totalidade do mundo. E quem colocar o dogma em questão pode virar petisco na fogueira da Inquisição. Freud, a Psicologia e as divergências entre tantas teorias ainda não haviam surgido.
O pensamento tradicional baseava-se na tese de que a Psicologia teria por objeto a identificação de todos os tipos de sensações e sua descrição para, a partir daí, explicar como se organizam os complexos que formam os fenômenos psicológicos. A tese mais aceita era a de que as associações se estabeleciam por contiguidade das sensações e se reforçariam pelas repetições.
Essa doutrina, no entanto, começou a ser contestada quanto à sua exatidão. Foi nesse contexto que, por volta de 1890, em um estudo pioneiro do psicólogo austríaco Christian von Ehrenfels, surgiu a teoria da GESTALT, que reagia contra o elementarismo associacionista dos filósosfos empíricos Locke, Berckeley e Hume.
Essa doutrina, no entanto, começou a ser contestada quanto à sua exatidão. Foi nesse contexto que, por volta de 1890, em um estudo pioneiro do psicólogo austríaco Christian von Ehrenfels, surgiu a teoria da GESTALT, que reagia contra o elementarismo associacionista dos filósosfos empíricos Locke, Berckeley e Hume.
GESTALT é um termo de origem alemã, sem correspondência exata em Português, formado a partir do substantivo feminino gestalt, que significa, etimologicamente, “figura (humana), forma, configuração”. Encerra o sentido do que se dá ao olhar, aquilo que é colocado diante dos olhos, “uma entidade concreta e individual que existe como algo destacado e que tem uma forma ou configuração como um de seus atributos”.
Ehrenfels demonstrou, por meio de seus estudos, que uma forma é mais que a mera soma de suas partes.
Ou seja, a soma de A com B não resulta em A+B, mas sim em C, que é algo mais que a somatória das duas partes.
Ou seja, a soma de A com B não resulta em A+B, mas sim em C, que é algo mais que a somatória das duas partes.
Agora observe as imagens,,,
O que você consegue ver nessas imagens??
Disponivel em: http://cpv.com.br/blog/index.php/gestalt/#sthash.HoH5wlTh.dpuf
A Gestalt desenvolve no ser humano a vontade de analisar e critica. Ao mostra que o todo não existe sem as partes,nem as partes sem o todo,nos faz desnvolver estudos de analise em relação a personalidade de um individuo,analizando a sua formação desde o inicio até a sua totalidade.
ResponderExcluirCicera Beserra da Silva
Pedagodia3
A tese da Gestalt , aponta , o que acontece ao todo não pode ser deduzido das partes , o que acontece uma parte do todo é determinado pela estrutura intrínseca do todo.
ResponderExcluirGraduando: Adriana Carneiro de Almeida
Pedagogia 3
A Gestalt é uma teoria que estuda como os seres humanos percebem as coisas. Busca a interpretação do objeto através da descoberta das relações entre as partes.
ResponderExcluirO indivíduo é sempre visto como se fosse um sistema processador de informações, ou seja, ao se mostrar uma imagem primeiro se ele observa o centro da imagem em seguida as seus pontos elementares e por fim a compreensão da imagem como um todo. Por isso que Gestalt afirma que o todo é sempre maior que a soma das partes.
Maria Graciane Sousa Pitombeira
Pedagogia 3.
Trazendo a Teoria de Gestalt para nossa vida ou para nossa profissão (educador), podemos avaliar que para a resolução de um problema ou de uma situação podem existir vários caminhos, e que a busca dessa compreensão é a grande chave para a sabedoria plena. Cabe assim afirmar mais uma vez o que a teoria afirma: "O todo é sempre maior que a soma das partes". Somos seres pensantes, capazes de processar inúmeras informações investigativas com relação à geração de imagens que alcançam diferentes áreas do conhecimento.
ResponderExcluirA teoria de Gestalt nos ajuda a compreender melhor a resolução de problemas pois entendemos que nem tudo que vemos nem sempre é o que parece ser.
ResponderExcluirAs vezes um problema pode ser resolvido de várias formas cabe a nós escolhermos a melhor forma para resolvê-los. Essa teoria nos abre um amplo leque de conhecimento para que possamos trabalhar em vários ambientes não só na escola mais em todos os campos profissionais.
(Graduanda:Margarida Rosa Maia. Pedagogia 3) A teoria Gestalt para nós que somos educadores ajudar melhor na compreeção de cada ser para ele o que valia era o principio da totalidade em que o todo é mais do que apenas a soma das partes que contetuem e apresenta caracteristicas e seus pensamentos, mas em um grupo quando varias pessoas que tem openiões deferentes pessam juntas o resultado obtido tem mais poder em meio a sociedade pois cade ser tem o seu modo de pensar individual.
ResponderExcluirA psicologia da Gestalt afirma que as partes nunca podem proporcionar uma real compreensão do todo, sendo assim, é uma teoria muito ampla no sentido de que podemos ter varias concepções a respeito das coisas, trazendo para a nossa realidade as aparências e o poder de julgar as pessoas sem conhece-las, dessa forma nem tudo que parece é.
ResponderExcluirAssim já dizia ( kohler, 1947) a Gestalt pode abranger a aprendizagem, o pensamento, as emoções e o comportamento.
Solange Rodrigues Ferreira (Pedagogia III)
Com a Teoria Gestalt conseguimos desenvolver melhor a nossa percepção em relação ao mundo, e assim sermos capazes de perceber que o todo não é a mesma coisa que a soma das partes e que nem tudo que vemos de imediato é o que realmente parece ser, depende muito de como analisamos o que nos é apresentado. Portanto, é muito importante que a Teoria Gestalt esteja presente no nosso dia-a-dia para que possamos compreender melhor tudo que nos rodeia e é imposto pela sociedade.
ResponderExcluirBruna Cordeiro Dantas - Pedagogia IV
A teoria da Gestalt, considera os fenômenos psicológicos como um conjunto de elementos autônomos, indivisíveis e articulados na sua configuração, organização e estrutura interna. A teoria é baseada na ideia de que o todo é mais do que a simples soma de suas partes. O entendimento não funciona por somatório de partes menores dos objetos percebidos, mas por sua totalidade. Os objetos são organizados em uma estrutura global que constitui a forma, a dimensão e a função das partes, ao passo que é determinada pelas próprias partes e pelas suas relações. Assim, ao percebermos a constituição das figuras postadas, podemos ter o entendimento tanto do todo como o da soma das partes, sobrepondo figura e fundo.
ResponderExcluirTatiana Carlos Barreto
Gestalt é uma teoria muito importante para me, pois através dessa teoria é que buscamos a curiosidade de saber como as coisas funcionam no nosso mundo e onde convivemos, nessa teoria podemos destacar na parte da educação pois é nesse período que as crianças buscar a curiosidade de saber das coisas, dos objetos, imagens e do ser humano, assim despertando na criança o interesse de saber de tudo aquilo que acontece ao seu redor e assim fazendo com que possamos a desenvolver melhor a nossa percepção ao mundo e as coisas que são apresentadas pela sociedade.
ResponderExcluirMaria Regina de Oliveira
Pedagogia IV