segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Brincar com textos: uma ótima atividade para crianças pequenas


Você que trabalha na Educação Infantil sabe que muitas atividades podem colaborar efetivamente para o desenvolvimento da criança pequena. Mas, você sabia da importância dos textos no aprendizado de crianças a partir dos três anos?

Se você, educador, que contribuir na alfabetização das crianças pequenas, a partir de três anos, é importante que inclua na sua proposta pedagógica a utilização de exercícios com letras e números.
Essa prática, conhecida como letramento, já ganhou espaço nas escolas particulares, mas ainda não é uma rotina nas creches públicas, quando as atividades muitas vezes se resumem ao cuidado e às brincadeiras sem intenção didática.
A ideia, no entanto, não é fazer da creche uma escola. O que os especialistas defendem é a importância de colocar essas crianças em contato com textos, números, letras e conceitos como preparação para a alfabetização.
Dessa forma é possível que a criança chegue ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental com suas habilidades de leitura, escrita e comunicação oral mais estruturadas.
Alguns educadores refutam a ideia, alegando que esse tipo de encaminhamento pode “escolarizar” a educação infantil. Outros, favoráveis ao letramento, afirmam que a postura discordante só aumenta a desigualdade, reduzindo as chances dos alunos de escola pública.
Polêmicas à parte, o que já sabemos é que a criança nasce inserida no mundo da escrita. O que faz diferença é a forma de trabalhar os textos, sem a intenção de alfabetizá-la.
A ideia é simples. O educador pode apresentar as letras e os números à criança de forma diferente. Mostrar uma mochila pequena e uma grande, comparando-as, ajuda no entendimento dos conceitos do sistema métrico. Juntar e contar dez lápis de cor trabalham noções de dezenas, e assim por diante.
Outra estratégia é ler diferentes tipos de textos, como livros, cartas e jornais, que façam parte do universo da criança, nas suas famílias, possibilita um trabalho contextualizado e com mais significado.
A iniciativa pode realmente contribuir ao letramento da criança pequena, mas, o que se sabe é que uma parte dos professores da Educação Infantil não tem conhecimento didático para inseri-la nessa etapa da aprendizagem. O Censo Escolar de 2012 apontou que 35% dos educadores infantis têm apenas Ensino Médio. Ou seja, falta capacitação.
E você, o que acha do letramento na Educação Infantil? É uma prática que você adota com seus pequenos? Compartilhe conosco a sua opinião para que possamos refletir mais a respeito.
Para saber mais sobre o tema, acesse o site do Todos pela Educação.

2 comentários:

  1. Ao longo da história, muitas formas de educação e de organização do ensino foram
    colocadas em prática, cada uma dentro de uma época, um contexto histórico,político, social, e cultural, porém em todos os contextos se teve presente e sempre se soube que a prática da escrita e da alfabetização são de suma importância.
    A Educação Infantil, é o primeiro contato com a escolarização que a criança tem, é um lugar onde além dos cuidados ocorre a educação. A partir da troca com o outro sujeito é que a criança se desenvolve e aprende, como já nos dizia Freire, (1996) é através da interação que me socializo com o mundo.Na sala de aula procure sempre deixar o ambiente o mais prazeroso possível, transmitindo segurança e aconchego e sintam-se a vontade. Exponho os trabalhos por eles produzidos para que possam visualizar, murais com gravuras, livros de historinhas infantis,os numerais,as letras, jogos etc.Conforme as minhas pesquisas e leituras é este um ambiente letrado, porque trás coisas do cotidiano da criança, que possibilitará uma futura alfabetização.

    Ass: Elidiane Estanislau

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  2. Segundo Édouard Claparède a educação deveria passar por uma revolução, deixando de ter o professor como centro em torno do aluno. Hoje os livros trazem bons conteúdos com o auxílio de gravuras, fotos que também chamam a atenção das crianças, estimulando a concentração e o desenvolvimento delas e ao mesmo tempo aprendendo.
    Renara Clézia Torres Sousa
    Pedagogia IV

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